Canções que inspiram - Diferenças entre um bardo e um salmista

Olá amigos do RPG Cristão.

Devagarzinho estou voltando a ativa. 

Hoje vamos abordar um aspecto que está presente na vida de todos, a música. Todos temos uma música que gostamos e que nos marcou, e isto faz parte do homem desde a história antiga. 

No RPG não é diferente, a música ou as artes estão presentes no RPG na figura do Bardo, que é aquele personagem que, através da sua arte é capaz de motivar, despertar a coragem e até mesmo curar seus companheiros entre outras coisas, e como último recurso também “cai dentro” na batalha. 

Na história os bardos não passam de artistas que exaltam reis e heróis através de sua arte, mas para efeito de jogo o bardo adquiriu um caráter de mensageiro, escudeiro ou espião. São personagens que dominam sua arte, normalmente a música e a utilizam como fonte de inspiração e poder.

Na bíblia temos o salmista, mas nem todo salmista era um guerreiro, o mais notável e conhecido foi Davi, que com sua música acalmava o rei Saul e louvava e adorava a Deus, mas também se mostrou como um poderoso guerreiro ao enfrentar sozinho o gigante Golias e posteriormente foi vitorioso em inúmeras batalhas. 

Tanto que foi dito de Davi: 
“E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.” 1 Samuel 18:7
A diferença entre um bardo e o salmista é que enquanto as canções do bardo glorificam seus companheiros e heróis, inspirando-os e despertando sua coragem e espirito lutador, as canções do salmista glorificam somente ao seu Deus, muito embora também sirvam várias vezes de inspiração para outros guerreiros e possa até infringir o medo no coração dos inimigos. Quem não conhece a frase “Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido.” (Salmo 91: 7). A música do salmista aproxima os seus companheiros de Deus e eleva a sua fé. Como por exemplo: o Salmo 18: 30-39 
“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.Porque quem é Deus senão o Senhor? E quem é rochedo senão o nosso Deus?Deus é o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho.Faz os meus pés como os das cervas, e põe-me nas minhas alturas.Ensina as minhas mãos para a guerra, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre.Também me deste o escudo da tua salvação; a tua mão direita me susteve, e a tua mansidão me engrandeceu.Alargaste os meus passos debaixo de mim, de maneira que os meus artelhos não vacilaram.Persegui os meus inimigos, e os alcancei; não voltei senão depois de os ter consumido.Atravessei-os de sorte que não se puderam levantar; caíram debaixo dos meus pés.Pois me cingiste de força para a peleja; fizeste abater debaixo de mim aqueles que contra mim se levantaram.”
Poderia listar muitos outros salmos em que Davi fala de suas batalhas e como Deus lhe ajudou, salmos como o 76, o 144, o 68, o 35 e muitos outros. Mas vou deixar um dos meus favoritos.
“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo?Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó.Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na guerra.Levantai, ó portas, as vossas cabeças, levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória.Quem é este Rei da Glória? O Senhor dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.” Salmos 24:1-10
Porta Dourada em Jerusalém, por onde acredita-se que o Messias entrará na segunda vinda. 

Gosto muito deste salmo, principalmente da parte que fala da entrada do Rei. Consigo imaginar toda a glória e o poder de Deus passando pelas “entradas eternas”.

Dito isto é possível que em uma aventura ambientada nos tempos bíblicos um dos personagens seja um salmista, e entre seus “poderes” poderíamos citar: Afastar o medo, Incutir medo no inimigo, Benção, Invocar a ação ou poder de Deus e até a Cura divina, uma vez que o salmista apresenta uma maior “intimidade” com Deus.Veja o exemplo de Davi, humanamente falando ele não teria a menor chance contra Golias, um guerreiro muito mais forte e experiente que ele. Porém como ele relata em um salmo, Deus adestrou sua mão e o preparou para a batalha e o segredo de Davi foi que ele não confiou em suas próprias capacidades, mas na vitória que o Senhor já havia entregue em suas mãos. Davi não lutou pela sua própria glória, mas como ele mesmo disse: 
“Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.” 1 Samuel 17:45
Que nós também possamos enfrentar nossas lutas não pela nossa própria glória, mas em nome do Senhor nosso Deus, para assim alcançarmos a vitória em Cristo Jesus no qual já somos mais que vencedores. 

Por hoje é só. Espero que tenham gostado. 

Que Deus os abençoe.

Comentários

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.