O que é Profecia RPG?

Olá amigos RPGistas e irmãos em Cristo.
Muito tenho falado por ai sobre o meu projeto de um Cenário e sistema próprio de RPG, mas ainda não falei sobre isso aqui no RPG Cristão. Sendo assim vou explicar neste post um pouco do que é e de como começou esta história.
Bom, primeiro preciso contar um pouco da minha história com o RPG. Meu primeiro contato com o RPG foi aos 16 anos no colégio, com um pessoal que carregava uns livros doidos todos “xerocados” e em inglês. Tinham uns papos esquisitos (HP, CON, TACo, Proficiência, D20, D10, Turn Undead, Cure Light Wounds, Dano, Clérigo,  Paladino, Guerreiro, Mago e por aí vai). Interessei-me e fui convidado para uma sessão na casa do Gui, num sábado. Meu primeiro personagem foi um Clérigo, Neutral Good, chamado Don Diemme em Ravenloft, o segundo foi um Mull , Lawfull Neutral, chamado DM Killer em DarkSun.
A princípio fiquei meio perdido, tudo era muito novo, mas logo peguei o jeito e me apaixonei por este jogo diferente, O grupo de que eu participava chegou a sair até no Jornal (isso foi quando só existiam o D&D e o AD&D (na verdade também o Tagmar, mas não era tão jogado quanto os outros) antes mesmo do Hero Quest e do Dragon Quest.

Matéria do Jornal O Estado de São Paulo de julho de 1994 (como não tenho mais contato com esse pessoal  para evitar problemas desfoquei o rosto deles. De qualquer forma o mais bonito era eu mesmo. "Brincadeirinha galera")
Clique para ampliar a imagem
Mais tarde quando começaram a sair os jogos em português comecei a investir em meus próprios livros (o primeiro foi GURPS, seguido do Fantasy, CyberPunk e Vampiro a Máscara) e me preparar para mestrar.
Enquanto estava no Gurps,Dragon Quest e no Hero Quest não havia muitos problemas, mas logo vieram jogos mais sombrios como Vampiro, Lobisomem. Comecei a pesquisar e me envolver com ocultismo e os conceitos envolvidos por estes jogos (Wyrm, Umbra, Gnose, Laços de sangue e outros), não conseguia emprego, pois passava a maior parte do tempo lendo materiais referentes ao RPG e montando histórias e personagens.
Até que um dia Deus em seu infinito amor e sabedoria me mostrou o caminho que eu estava trilhando. Então decidi que não mais me envolveria com este tipo de material e tomei uma atitude radical, (sei que tem gente que vai me execrar por isso) pedi para meu pai queimar todos os meus livros, aproximadamente R$400,00 em livros e revistas de RPG (naquela época os livros eram mais baratos, em média R$30,00 cada). Vocês podem até não acreditar, mas meu pai que foi bombeiro por 20 anos me disse que nunca havia visto um fogo como aquele.
“Parecia ter vida própria, a cor era diferente e as chamas crepitavam muito por serem apenas livros”
Tinha mais ou menos 24 anos nesta época e não joguei mais RPG até pouco tempo.
Quase um ano depois disto (se não me falha a memória era 1999) eu estava em um culto na ADBR sede e o pastor estava pregando sobre Davi e Golias então me veio um pensamento “A bíblia tem tantas aventuras porque não fazer um RPG baseado nela” Orei a Deus para pedir confirmação e alguns meses depois minha mãe me apresentou alguém que não conhecia nada sobre RPG, mas queria conhecer alguém que fosse mestre. Conversamos, expliquei o que era RPG, começamos a fazer planos, e eu comecei a escrever o primeiro rascunho do que seria o meu RPG Cristão. Com o tempo perdemos o contato, mas eu continuei escrevendo.
Em 2000 conhecia minha esposa que, mesmo sem saber direito o que era o tal RPG, me incentivou a terminar o livro que nessa época andava meio parado.
Prefácio do Livro Profecia RPG (clique na imagem para ampliar)
Foram mais 5 anos de pesquisas cálculos simulações e muita, mas muita leitura para desenvolver o cenário e o sistema próprio. A principio pensei em utilizar um sistema pronto como o Storyteller ou então o recém lançado D20, que era uma novidade boa que oferecia a possibilidade de se publicar cenários diversificados para serem utilizados com um sistema de jogo aberto, mas acabei optando por um sistema próprio.  Em 2005 terminei e registrei o livro na Biblioteca Nacional agora era só achar uma editora e publicar (falando assim parece fácil).
Assim nasceu o “Profecia RPG” um jogo de RPG ambientado no período da Tribulação após o arrebatamento da igreja, descrito na Bíblia e fortemente inspirado pela Série Deixados para Trás e outros livros sobre o assunto. O sistema não tem pretensão de ser um trabalho premiado, (se bem que seria bom) mas peguei características que eu gostava em todos os sistemas que conhecia e fui adaptando ao cenário. Para isso bebi de várias fontes, desde os sistemas mais conhecidos como GURPS, D&D e família, ShadowRun e Storyteller até os que estavam despontando na época como o D20, Opera, 3D&T, Milênia e outros.
Agora estou na fase final de diagramação, (é sou designer gráfico e desenho embora não tão bem quanto gostaria) mas não foi fácil. Quero ver se até o final do ano disponibilizo para download aqui no RPG Crsitão, espero que gostem.
Você pode fazer baixar o livro e da planilha de personagens na página de Downloads.
Que Deus abençoe a todos.



Licença Creative Commons
A obra Profecia RPG de Alexandre Lissoni foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.
Podem estar disponíveis permissões adicionais ao âmbito desta licença em www.rpgcristao.com.br.

Comentários

  1. Olá, amigo, Paz! Tenho um blog de história em quadrinhos, o Guerreiros de Deus, em breve estaremos fazendo um RPg também, vc faz parceria? Tem banner virtual? Facebook? Manda pra mim: lyamac76@yahoo.com.br
    Paz
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Tem interesse de ilustrar ele? Sempre quiz fazer um RPG cristão, mas não sei se farei um dia. Rss Parabéns pelo projeto. Sou cristã e Designer Gráfico formada pela UFG, se interessar em conversar a respeito que seja, favor entre em contato.

    ResponderExcluir
  3. @ Gabi
    Tenho sim, vamos conversar.
    Como posso entrar em contato?

    ResponderExcluir
  4. Baixei e dei uma lida, e acho que você vai achar interessante dar uma olhada em bahai.org.br pois o que você profetiza no RPG já está rolando na vida real.

    A Fé Bahai veio para unir todas as religiões e todos os humanos. Segundo Baha´u´llah, todos os nove grandes enviados de Deus (Krisna, Buda, Zoroastro, Abraão, Moisés, Jesus, Maomé, O Bab e Baha´u´llah) pregam exatamente a mesma verdade, só que seus ensinamentos são progressivos pois cada um prega segundo a capacidade que a humanidade de seu tempo tinha de compreendê-los.

    Assim, a Fé Bahaí vai acabar com o preconceito religioso, preconceito racial e também sexual pois mostra que todo humano é igual, inclusive homens e mulheres.

    Outra coisa que seu RPG acertou é quanto o apoio que a ONU dá à Fé Bahai.

    A Fé Bahaí também instrui que nós busquemos nos empenhar à adoção de um idioma universal, que será usado como segunda língua no mundo inteiro. A Casa Universal de Justiça (órgão máximo da Fé Bahai) ainda não chegou a uma decisão definitiva de que idioma será este, mas eu tenho certeza que será o Esperanto. Por la nia feliĉeco!

    O grande templo Bahai em Nova Deli já é o local que recebe o maior número de turistas no mundo, superando até a Torre Eifel.

    Portanto fica a dica. Provavelmente vai achar muita coisa interessante lá. Se não quiser acreditar que Baha´u´llah é o consolador que Cristo prometeu, pelo menos achará muito material pro RPG.

    ResponderExcluir
  5. Leomar, obrigado pela dica, vou dar uma olhada sim.
    Existem muitas outras coisas colocadas no livro que já estão acontecendo nos dias de hoje. Por exemplo, Existe uma organização de judeus que desde 1989 está providenciando todos os preparativos para a reconstrução do Templo de Jerusalém. Além é claro da tensão constante no Oriente Médio e o projeto de reconstrução da Babilônia iniciado por Saddam Hussein.
    Mas quero esclarecer só uma coisa. Embora o livro tenha sido escrito com base nas profecias Bíblicas sobre o final dos tempos, trata-se apenas de um cenário ficcional para a ambientação do jogo, não tem nenhum caráter profético, por isso logo nas primeiras páginas já coloquei um aviso.
    Com relação ao Baha'u'llah, a Bíblia diz: "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6
    E o Consolador prometido é o Espírito Santo de Deus, a terceira pessoa da Trindade, que como diz a Palavra: "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Romanos 8:26
    Mais uma vez obrigado.
    "O Senhor te abençoe e te guarde;
    o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça;
    o Senhor volte para ti o seu rosto e te dê paz."
    Números 6:24-26

    ResponderExcluir
  6. Olá, é com alegria saber que não sou o único da "minha espécie" que aprecia o jogo e sabe que ele nunca foi uma ferramenta do mal, o Diabo somente criou uma coisa que é a mentira.

    To procurando jogar um Rpg evangélico, mas eu sou bem ecletico, o meu sistema de regras favorito é o 3d&t, tenho ideías de histórias mas não aparece uma alma humana pra ajudar, gostaria de poder ter mais contato com vocês, vocês tem algum link de forum para jogarmos um Play by Forum?
    Uma campanha que gosto muito seria no Apocalipse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, eu pensava da mesma forma, e agora já sei que não estamos sós, tem muita gente por aí que sabe o que o RPG tem de bom para oferecer. Tenho contato com pelo menos mais umas três pessoas que têm projetos parecidos. É isso aí vamos lançar luz nas trevas.
      Quanto ao fórum, infelizmente não tenho um fórum para jogos, já faz um tempo que tento encontrar também um jogo on-line, seja pelo Taulukko ou FireCast, mas não consigo nada. Confesso que ultimamente tenho escrito mais do que jogado ou mestrado qualquer coisa. A última coisa que mestrei foi o play teste de Profecia para um grupo de jovens da minha igreja que mal sabia o que era RPG.
      Para ser sincero, nunca joguei RPG pela internet (por favor não me apedrejem por isso!!), gostaria de jogar antes de mestrar algo desse tipo.
      Estou Criando um grupo no BEJRPG (http://bejrpg.com.br) chamado RPG Cristão, você pode se cadastrar lá e ver se conseguimos agitar alguma coisa.
      Obrigado, seja bem vindo e que Deus o Abençoe.

      Excluir
    2. Amanhã vou aparecer lá, meu sistema mais usado é o 3d&t, mas é tal versátil que é mole jogar, tenho feito muitos kits para ele usando o sistema alpha novo, eu quero jogar e divulgar umas ideías voltadas para o Louvor a Deus, salvamento de almas e diversão saúdavel. Sou evangélico de carteirinha, mas relaxe, não sou extremista, hehehehe.

      Excluir
    3. Tranquilo, sou Diácono, professor de escola dominical e filho de pastor.
      Glória a Deus.

      Excluir
    4. Uma pergunta que preciso fazer: O Irmão é de qual denominação?

      E o blog é evangélico? Tipo ainda preciso ver mais porém estou com pouco tempo agora.

      Excluir
    5. Sou da Assembléia de Deus Bom Retiro, e o blog não tem pretensão de ser um blog evangélico. Apenas um blog que fala de RPG para jogadores cristãos que não querem se envolver com alguns dos temas pesados que o RPG aborda.

      Excluir
  7. Eu tentei hoje mas não consegui entra, estou tendo problemas mas tento amanhã, estou trabalhando em um cenário com temática bíblica, e estou fazendo propaganda do blog no site da Jâmbo Editora, muito boa a editora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou com dificuldades para me cadastrar mas com mais calma eu tentarei depois, no Forum da Jâmbo Editora por incrível que pareça, apareceu gente curiosa e consegui confirmação de uma jogadora Ateia para um Play by Forum, eu estive pesquisando a assim como o irmão em Cristo nosso Senhor eu conferi que é possivel utilizarmos de nossos mitos populares (como Lobisomens e Vampiros por exemplo) como personagens em outras crônicas, curando maldições ou pelo menos transformando-as em bençãos. Nem tudo precisa ser resultado de feitiços, pode ser de ordem genética também, mas enfim o que mais cristão: Cravar uma estaca de prata no coração de alguém ou trata-lo com amor e dedicação?

      Excluir
  8. Meu irmão....PAZ DO SENHOR!!!!!

    Eu tô MUITO emocionado e agora entusiasmado quando li o seu testemunho, porque de uns tempos para cá, eu passei por umas coisas parecidas com a sua e também pensei no mesmo(criar campanhas e cenários baseado na bíblia, tornando as pessoas, profetas e discípulos uma espécie de "personagens").

    Não sabia que tinha blog, não sabia que tinham pessoas que pretendiam o mesmo...sinceramente!
    Acho que por causa do público alvo do RPG em geral, mas agora percebi que estava enganado(e ainda bem)!

    Cara, eu quero ter algum contato contigo aí:

    dani3l_15_@hotmail.com

    Vamos conversar um pouco e trocar ideias, ou até mesmo você pode me mostrar um pouco mais do RPGcristão. Quero descobrir e interagir mais com isso, por que o RPG, ao meu ponto de vista, seria uma ferramenta MUITO forte para ganhar vidas pra Cristo(é o que pretendo fazer)!

    DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE MEU IRMÃO, E CONTINUE NA IDEIA....NÃO PARE!!!
    PESSOAS PRECISAM DE VOCÊ ATRAVÉS DESSA OBRA(você sabe o que eu estou falando)

    Glória a Deus!

    o/

    rsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor, Daniel
      Seja bem vindo ao RPG Cristão.
      Infelizmente por motivos alheios à minha vontade o blog anda meio parado nas últimas semanas, mas não desisti, assim que passar este período vou retomar as atividades deste blog.
      Fico feliz pois a cada dia surgem novos irmãos que tem o mesmo ponto de vista. Vamos levar luz às trevas.
      Vamos trocar ideias sim, conheço outros projetos de RPG Cristão e outros RPGistas cristãos.
      você pode me encontrar no Facebook e no MSN através do profecia.rpg@gmail.com
      Que Deus o abençoe

      Excluir
    2. Que bom que respondeu rápido!
      rsrsrsrsrsr.

      Mas é isso aí...fé em Deus meu irmão!
      Tô meio que por fora das coisas,mas vou começar a pesquisar e ler sobre campanhas, cenários de RPGcristão(nem sei se é assim que se chama o sistema).

      Gostaria que você indica-se algo pra mim!
      Coisas sua, obras de alguém....não sei...QUALQUER COISA MESMO!!!

      Obrigado mais uma vez, e qualquer coisa cara, estou aí pra te ajudar no que for possível pra levar essa obra em nome de Jesus!

      =D

      Excluir
    3. Bom, se você der uma olhada pelo site vai ver muitas coisas legais, desde indicações de livros, ideias de aventuras, entre outras coisas.
      Na página de downloads existem o Profecia RPG, um sistema + cenário completo que eu desenvolvi e você pode baixar de graça. Tem também o Agadá RPG, que tem como cenário o Oriente do Antigo Testamento, o folclore e a cultura do povo hebreu e de outros povos da região.
      Além disso na coluna lateral do site tem alguns links legais. O blog A última Aliança tem um projeto baseado no livro O Peregrino, o Falando de RPG também é de um RPGista Cristão. Você pode procurar no site garagemrpg.com.br pelo FAITH um projeto muito legal do Firarian.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  9. Meu irmão....PAZ DO SENHOR!!!!!

    Eu tô MUITO emocionado e agora entusiasmado quando li o seu testemunho, porque de uns tempos para cá, eu passei por umas coisas parecidas com a sua e também pensei no mesmo(criar campanhas e cenários baseado na bíblia, tornando as pessoas, profetas e discípulos uma espécie de "personagens").

    Não sabia que tinha blog, não sabia que tinham pessoas que pretendiam o mesmo...sinceramente!
    Acho que por causa do público alvo do RPG em geral, mas agora percebi que estava enganado(e ainda bem)!

    Cara, eu quero ter algum contato contigo aí:

    E-mail:dani3l_15_@hotmail.com

    Facebook: Daniel Lima (você pode me procurar pelo E-mail também lá no FACEBOOK...fica mais fácil)

    Vamos conversar um pouco e trocar ideias, ou até mesmo você pode me mostrar um pouco mais do RPGcristão. Quero descobrir e interagir mais com isso, por que o RPG, ao meu ponto de vista, seria uma ferramenta MUITO forte para ganhar vidas pra Cristo(é o que pretendo fazer)!

    DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE MEU IRMÃO, E CONTINUE NA IDEIA....NÃO PARE!!!
    PESSOAS PRECISAM DE VOCÊ ATRAVÉS DESSA OBRA(você sabe o que eu estou falando)

    Glória a Deus!

    o/

    rsrsrsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  10. Paz seja convosco irmão, eu gosto de rpg de mesa (manmo sem nunca ter jogado definitivamente kkk) eu estou criando uma rpg (pois não tenho grana pra comprar um e eles são meio sombrios kkkkkkkkkkk) eu gostaria que vc me desse umas dicas ou sugestões para ficar bom (e eu não vou imprimir o seu pois ia ser mat caro kkkk) des de ja agradesso !!!!!
    ess3d@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Paz do Senhor Emerson.
      Bom a primeira dica que te dou é: leia muito, quanto mais você ler mais fácil as ideias fluirão.
      Segunda: Não tenha pressa, você vai precisar fazer muita pesquisa e muitos testes antes do seu RPG ficar pronto. Mas no final vale a pena. Levei 5 anos para escrever o meu e toda vez que releio acho algo que pode melhorar.
      Não tente fazer um mega RPG logo de cara. Comece pelo básico e vá acrescentando detalhes a medida que forem vindo as ideias.
      Tenha sempre à mão papel e caneta, você nunca sabe quando pode pintar uma boa ideia.
      Escolha um estilo que mais lhe agrade, nem todos gostam da mesma coisa. Alguns gostam de jogos cheios de regras complicadas para tudo, outros gostam de jogos mais leves sem muitas regras, uns gostam de jogos realistas, outros de jogos mais cinematográficos. Você vai ter que achar o seu estilo e trabalhar para deixá-lo legal a ponto de outros também gostarem.
      Última dica: pergunte, faça exatamente o que fez aqui, peça ajuda, mostre seu projeto a pessoas em quem você confia e peça sua opinião.
      Espero ter ajudado.
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  11. Olá irmãos e irmãs, passo aqui para contribuir com os futuros projetos nos quais o mundo odeia e principalmente o povo que cultiva as mesmas iniciativas. Para o irmão desenvolvedor do Profécia Rpg vai aqui umas ideias para uma 2 edição: A Criação da C.R.C (Comando de Resitência Cristã ou Centro de Recrutamento Crstão), divisão militar dos Missionários da Tribulação e a resistência como um todo.

    A Ordem (Sociedade Secreta semelhante a Nova Ordem Mundial) que tem por finalidade fazer as etnias "inferiores" (entre aspas) voltem para suas "origens" (entre aspas), retrocedendo o tempo que pessoas africanas eram escravas de europeus e indios não tem estudo.

    Um tipo de heróis gospel acima e logo abaixo um tipo novo de vilão para as crônicas.

    Com o avanço da tecnologia pode se criar Ciborgues (com cerébro humano) como personagens jogavéis e os marcados pela besta como zumbis e vampiros (como muita gente é no mundo real). Bebedores de sangue, não podem sair a luz do dia e são monstruosos.

    Bom fica a deixa, um abraço que Deus ilumine o mundo e os jogadores como nós também.

    ResponderExcluir
  12. Novamente eu Irmão Adriano autor de algumas mensagens daqui, irmão creio que seja algo mais diferente mas creio que da pra contextualizar certas histórias seculares com uma versão cristã, veja o que eu digo, sobre histórias medievais e apocalipticas.

    Algumas das lendas do folclore mundial podem ser contextualizadas para um rpg de visão cristã, quebrando assim o mito de que evangélico é povo meio alienado. Encontrei respaldo em Bíblico para personagens mais épicos digamos assim.

    Lobisomens descendentes de Benjamim, filho de Jacó, heróis Ciborgues, Gigantes principalmente.

    A Bíblia fala de Dragões mas creio que existem de fato dois tipos, o Dragão maligno e os animais pre-históricos, (moral da história o diabo é comparado a um e não é necessariamente um).

    Os marcados do tempo da tribulação lembram Zumbis e Vampiros.

    Deuses como Moloque são como deuses vampiros.

    Não posso fazer muito pelo Reino de Deus mas quero ajudar. Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. olá amigo, sou do blog voltado para o mundo nerd e divulgação do rpg, adorei sua iniciativa e não tenho preconceito em jogar todos os tipos de role play, postei no blog http://supernerds.blogs.sapo.pt/, sobre o jogo profecia, mas no 4shared o arquivo esta corrompido, não estamos conseguindo baixa-lo, aguardo resposta e meu e-mail de contato é guimakid@gmail.com, abraços nerds

    ResponderExcluir
  14. olá amigo, sou do blog voltado para o mundo nerd e divulgação do rpg, adorei sua iniciativa e não tenho preconceito em jogar todos os tipos de role play, postei no blog http://supernerds.blogs.sapo.pt/, sobre o jogo profecia, mas no 4shared o arquivo esta corrompido, não estamos conseguindo baixa-lo, aguardo resposta e meu e-mail de contato é guimakid@gmail.com, abraços nerds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Seja bem vindo ao RPG Cristão e obrigado pela divulgação.
      Quanto ao download, acabei de baixar do 4shared e não houve problema nenhum. Verifique se não é um problema na configuração de sua máquina e tente novamente.
      Qualquer problema me avise e verei outro jeito de te encaminhar o arquivo.
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  15. Cara mto loco teu testemunho de vdd ! embora nao saiba mto sobre rpg, eu achei extremamente diferente e interessante .

    ResponderExcluir
  16. Oi gente, sou o Adriano de novo, a muito luto para criar um grupo de rpg com meus amigos gospels mas ninguém se manifestou. Orem por mim, e também que me perdoem estou querendo escrever mais e públicar algo no aqui também, mas acho que somente vou conseguir quando terminar de ler a Palavra de Deus na integra, estou buscando novas ideias de personagens com base nela e ao mesmo tempo no folclore popular mundial. Enfim, estou em busca de um grupo nem que seja online. Orem para que eu consiga e obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olha que legal! São destas atitudes que o diabo gosta... Quanto mais distorcermos a palavra de deus FAZEMOS A FESTA DEPOIS NO INFERNO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vindo ao RPG Cristão.
      Bom, o Diabo também gosta de pessoas que ao invés de proclamarem o amor sacrificial de Cristo, fazem terrorismo religioso, anunciando o fogo do inferno e intolerância a todos. Se você quiser fazer festa no inferno, sinto muito não vou poder comparecer, tenho um compromisso com Cristo.
      Vivo pela certeza da salvação que tenho em Jesus Cristo, meu único e suficiente Senhor e Salvador, e não por medo do inferno.
      A Palavra de Deus a que você se refere, que é a mesma em que acredito, também diz que não devemos julgar e que devemos nos tratar com amor.
      Para poder me julgar você precisa me conhecer.
      Por fim são comentários como este seu carregados de ira e ameaça que afastam as pessoas de Deus e geram aversão ao povo de Deus.
      Que Deus te abençoe e te dê mais sabedoria.

      Excluir
  18. Ah! sim cuidado com o plágio, copiar palavras demoníacas não é legal.. A maldição para algo deste tipo não tem direito a Xp e nem Ph no Life

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! não sei se você vai ler a resposta (normalmente os Anônimos não leem), mas reflita nisto:
      "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
      Contra estas coisas não há lei." Gálatas 5:22-23
      Pregue menos o inferno e mais o amor de Deus.
      Shalom Adonai

      Excluir
  19. Muito legal o site de vocês, vou dar uma olhada com mais calma depois.
    Mas.... vocês sabem que um dos banners "patrocinados" do site de vocês sobre o "Islam" está ensinando sobre a conversão ao Islamismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, seja bem vindo, e obrigado.
      Quanto ao banner, bom eles são colocados aleatóriamente pelo Google, tenho vários filtros ativados e procuro barrar anúncios que sejam contrários ao conteúdo do blog, mas às vezes um acaba escapando.
      Obrigado pelo aviso.
      Que Deus o abençoe

      Excluir
  20. Olá!

    Só queria te contar que há alguns meses encontrei seu site, me empolguei com a ideia e na semana passada começamos com a primeira aventura (peguei a ideia da aventura pronta no final do livro e dei uma adaptada, pra bater com os personagens que os jogadores fizeram). Temos apenas 3 personagens jogáveis, e criei alguns NPCs. Estou narando (gostei disso, conhecia como "mestrar", mas acho que "narrar" ficou bem melhor no RPG cristão).
    Enfim, o pessoal curtiu muito e vamos continuar nos reunindo. Estou criando a continuação da aventura, e vou usar toda a contextualização histórica que você criou. Está de parabéns! Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus, obrigado Eric, que bom que gostou, o blog está meio parado atualmente pois tenho estado muito ocupado, mas não desisti dele e nem de divulgar a palavra de Deus através do RPG. Estou trabalhando em algumas ideias e espero poder compartilhá-las em breve. Se puder, e se quiser, mande um relato de como foi o jogo e eu posto aqui.
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
  21. SENSACIONAL seu trabalho!!!!!! Sou apaixonada por jogos de tabuleiro e agora comecei a pesquisar sobre RPG com a intenção de jogar com meu filho. E enquanto lia, foi exatamente esse pensamento que surgiu: por que não aventuras bíblicas como o desenho Superbook?? E para a glória do Senhor, outros tiveram essa ideia antes. Seu trabalho é bênção para o Reino. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Waleska.
      Demorei a responder pois as ocupações do dia-a-dia não tem me permitido dar mais atenção ao blog.
      Recentemente montei uma aventura com princípios bíblicos e comecei a jogar com meus filhos, o resultado foi bem legal. Vale a pena o tempo investido.
      Que Deus a abençoe

      Excluir
  22. Desculpe usar uma outra conta, estou sem computador e uso o de minha irmã para falar, mas um dia eu terei o meu próprio PC.

    Adriano Henrique.

    Saudações irmão Alexandre, olha eu venho tocar numa tecla um tanto quanto polêmica mas peço que leia até o final por favor:

    Você falou de rpgs de Lobisomens e Vampiros, no entanto, dependendo de como eles são abordados não é pecado jogar com um personagem assim desde que se obedeça certos critérios, como por exemplos: Seu personagem já nasceu com espinho na carne (apenas ilustrando uma ideia, não estou que Paulo era lobisomem não, de modo algum não) e na fraqueza e no preconceito que o crente fica mais forte porque o poder de Deus se aperfeiçoa assim na vida das pessoas.

    Outra origem é você ter contraido a doença ao longo da vida através de mordidas por exemplo.

    A origem de um "monstro" não precisa ser sobrenatural, pode ser genética como um vírus ou um patógeno e isso vale para outros seres também, como o Doppleganger (capaz de assumir outras formas mas com um certo preço a pagar). Um Vampiro que tenha enxofre (produto químico injetado no sangue de alguma forma), que deixa a pele ultrassensível a luz do sol e ao fogo. (vi isso no seriado CSI Las Vegas).

    Enfim, eu gostaria de poder jogar com um personagem assim em uma ambientação de cenários bíblicos pois não vejo problema desde que se tome cuidado.

    O personagem não precisa ser uma besta assassina nem nada disso, esqueçamos um pouco os personagens malignos dessa vez um pouco.

    Se você conhece o cenário da serie Supernatural as Transformações dos seres sobrenaturais nem sempre são radicais como por exemplo os Lobisomens, sua transformação acontece apenas num ligeiro aumento de força e resistência física, olhos lupinos, dentes e caninos aguçados e unhas compridas nas mãos e pés.

    Existem outros tipos de poderes de lobisomens também como Magnetismo Animal (a pessoa na forma humana fica com uma aparência acima da média, agilidade superior, uivo que causa medo.

    Enfim, eu venho lhe pedir que o irmão considerasse essa hipotese e fizesse uma adaptação para o seu cenário e de outros autores também em forma de um pdf separado mesmo.

    Todos os seres sobrenaturais (menos anjos e demônios) podem ser explicados de forma genética/patológica.

    Aventuras em busca de cura ou simplesmente de aceitação entre outros pontos. Enfim que Deus o ilumine e feliz 2019.

    ResponderExcluir
  23. Perdão o post duplo.

    Desculpe usar uma outra conta, estou sem computador e uso o de minha irmã para falar, mas um dia eu terei o meu próprio PC.

    Adriano Henrique.

    Saudações irmão Alexandre, olha eu venho tocar numa tecla um tanto quanto polêmica mas peço que leia até o final por favor:

    Você falou de rpgs de Lobisomens e Vampiros, no entanto, dependendo de como eles são abordados não é pecado jogar com um personagem assim desde que se obedeça certos critérios, como por exemplos: Seu personagem já nasceu com espinho na carne (apenas ilustrando uma ideia, não estou que Paulo era lobisomem não, de modo algum não) e na fraqueza e no preconceito que o crente fica mais forte porque o poder de Deus se aperfeiçoa assim na vida das pessoas.

    Outra origem é você ter contraido a doença ao longo da vida através de mordidas por exemplo.

    A origem de um "monstro" não precisa ser sobrenatural, pode ser genética como um vírus ou um patógeno e isso vale para outros seres também, como o Doppleganger (capaz de assumir outras formas mas com um certo preço a pagar). Um Vampiro que tenha enxofre (produto químico injetado no sangue de alguma forma), que deixa a pele ultrassensível a luz do sol e ao fogo. (vi isso no seriado CSI Las Vegas).

    Enfim, eu gostaria de poder jogar com um personagem assim em uma ambientação de cenários bíblicos pois não vejo problema desde que se tome cuidado.

    O personagem não precisa ser uma besta assassina nem nada disso, esqueçamos um pouco os personagens malignos dessa vez um pouco.

    Se você conhece o cenário da serie Supernatural as Transformações dos seres sobrenaturais nem sempre são radicais como por exemplo os Lobisomens, sua transformação acontece apenas num ligeiro aumento de força e resistência física, olhos lupinos, dentes e caninos aguçados e unhas compridas nas mãos e pés.

    Existem outros tipos de poderes de lobisomens também como Magnetismo Animal (a pessoa na forma humana fica com uma aparência acima da média, agilidade superior, uivo que causa medo.

    Enfim, eu venho lhe pedir que o irmão considerasse essa hipotese e fizesse uma adaptação para o seu cenário e de outros autores também em forma de um pdf separado mesmo.

    Todos os seres sobrenaturais (menos anjos e demônios) podem ser explicados de forma genética/patológica.

    Aventuras em busca de cura ou simplesmente de aceitação entre outros pontos. Enfim que Deus o ilumine e feliz 2019.

    ResponderExcluir
  24. Olá Irmão sou eu novamente o Adriano Henrique, só pra complementar o que eu disse sobre o post a ser aprovado por você eu gostaria de dizer que um personagem "sobrenatural" não precisa ter transformações agressivas em seus corpos, apenas mudanças minimas, sem ofender o corpo como Sentidos Aguçados por exemplo, o nariz/focinho não precisa crescer deformando a face.

    Mas o personagem sofre das desvantagens Segredo, Monstruoso e Má Fama.

    Gostaria que o Irmão fizesse uma nota sobre Viajantes do Tempo, pessoas que vieram dos dias de hoje e retornaram aos tempos biblicos para ajudar ou evitar que algo acontecesse, por exemplo escoltar com segurança José e Maria até o Egito até o seu nascimento.

    Gostaria que o irmão falasse mais de vestimenta do véu para personagens mulheres, o véu bíblico esconde toda a cabeça o que inclui o rosto (exceto os olhos) Rebeca, Sunamita e outras mulheres de virtude usaram tal vestimenta, enfim lembrando o que Paulo disse, e que falasse de Romanos 13 que dá poder aos personagens de usarem de força em nome da Justiça.

    Falando sobre roupas, calças compridas já existiam no passado, só não eram muito populares, porem os Persas e os Orientais da Rota da Seda usavam calças compridas.

    Deus abençoe seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano, seja bem vindo ao RPG Cristão e obrigado pelo seu pequeno comentário. rs.
      Bom vamos às respostas.
      Quanto a lobisomens e vampiros, cara o problema não são os personagens em si, são criaturas que tem sua origem em lendas de diversos países. Porém existe "algo que não é natural, é como posso dizer, uma "sedução espiritual" que domina todos que se aproximam deste assunto. Acredite, não estou falando de coisas que não sei. Já joguei Vampiro a Mascara e Lobisomem o Apocalipse por um tempo e lia e assistia tudo que fosse referente a vampiros e lobisomens, foi bem difícil me livrar desta fixação. Por isso digo a todos, não se envolva com este tipo de jogo. Apesar de tudo que você explicou e da forma como colocou é se aproximar muito do limite. Hoje não vê problemas em jogar com vampiros e lobisomens e amanhã está pensando em jogar Demônio a Queda.
      Transformar Vampiros e lobisomens em Mutantes como os X-mem resolve o problema?
      Não. Porquê o problema não é como os vampiros e lobisomens existem no cenário do jogo e sim o que estas criaturas representam. A associação da origem dos vampiros com o Caim da bíblia, além de não ter base bíblica é heresia e demonstra que vampiros em essência são criaturas que representam o pecado, a corrupção e a morte. A bíblia diz em"Romanos 6:23, que o salário do pecado é a morte; os pecadores devem morrer porque o pecado nos separa de Deus. Os verdadeiros mortos-vivos são aqueles que estando vivos, estão distantes de Deus. Leia neste blog o artigo "É pecado?" http://www.rpgcristao.com.br/2017/02/e-pecado.html
      Pergunta dois: Viajantes no tempo, a ideia até é legal, imagine um grupo de personagens volta no tempo para assassinar um senador romano que esta em Israel e acaba se deparando com Jesus e seus ensinamentos. Ou personagens que são contratados por uma agencia do tempo para provar que Jesus foi uma farsa e acabam descobrindo que ele foi real, desde que não se mude a história, existem muitas possibilidades e ideias muito legais. Eu mesmo ja pensei em escrever uma aventura assim.
      Quanto às vestimentas. Não sou estudioso do assunto, sei tanto quanto você, mas uma pesquisa criteriosa na internet pode ajudar bastante recomento sites de cultura e arqueologia bíblica. Existem livros também que falam sobre este tema.
      Os soldados romanos também usavam calças porém até onde eu sei, entre os hebreus não era costume.
      Lembre-se Tudo me é licito mas nem tudo me convém. Tudo me é licito, mas nem tudo me edifica. (1 Cor 10:23) Tudo me é licito mas nem tudo me convém. tudo me é licito mas não me deixarei dominar por coisa alguma. (1 Cor 6:12)
      Que Deus o abençoe

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. Só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.