Bem Vindo

Aos amigos RPGistas.

Sejam bem vindos, jogo RPG desde os meus 16 anos de idade (hoje tenho 37), peguei a chamada geração Xerox do RPG, joguei D&D, AD&D, GURPS, ShadowRun, Vampiro - A Máscara e Lobisomem - o Apocalipse. Digo "joguei" porque como Cristão evangélico que sou, muitas vezes fui confrontado com minha fé durante os jogos. O que fez com que eu ficasse alguns anos longe das mesas e dos dados. Não influenciado por um pastor, irmão da igreja ou qualquer tipo de comentário, mas me afastei do RPG na medida em que minha "consciência" (alguns irmãos podem reconhecer o agir do Espírito Santo aqui) me dizia que estava trilhando um caminho que não agradava ao meu Senhor.
O RPG é um jogo maravilhoso, com diversas propriedades que todos nós já conhecemos, mas que vou citar aqui para aqueles que não conhecem.
O RPG é um jogo que:

  • Incentiva o trabalho em equipe,
  • Estimula a leitura (confesso que passei a ler muito mais depois que comecei a jogar),
  • Estimula a pesquisa (qual de nós não se enfiou em um livro de história, física ou qualquer outro assunto para poder se dar melhor no jogo ou escrever uma boa aventura),
  • Estimula a criatividade (é incrível como os mestres de jogos conseguem se superar na criação de situações complicadas para os personagens, e estes por sua vez conseguem sempre encontrar uma saída criativa),
  • Estimula a interpretação (e como é divertido ver o "Rolling play" de um personagem mudo tentando hipnotizar o recepcionista do hotel - só quem estava lá pode saber),
  • Pode e está sendo utilizado com fins didáticos em escolas, empresas e treinamentos de executivos.
Como algo assim pode ser condenado e julgado por pessoas que muitas vezes nem se quer sabem direito o que é um jogo de RPG (a maioria das pessoas com quem conversei até hoje acha que é um jogo de vídeo game).



Aos Irmãos em Cristo

Muito se tem discutido na internet sobre RPG e Religião. Desde já quero deixar claro que o meu intuito ao iniciar este blog não é discutir se RPG é pecado ou não, pois com exceção do que é condenado explicitamente pela Palavra de Deus, A Bíblia, todo o resto deve ser avaliado com muito cuidado antes de se afirmar que isto ou aquilo é pecado. Em seu tempo o apóstolo Paulo passou por uma situação parecida, porém com relação a comidas que eram ou não "imundas" e sua resposta a esta questão pode ser lida em 1ª Coríntios 8 dos versículos 7 ao 13. O mesmo apóstolo Paulo diz:
 "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas."1 Coríntios 6:12.
Acredito que Deus nos deu inteligência e capacidade de criar, e tudo que o homem criou foi inspirado e permitido por Deus, porém Satanás está sempre a postos para corromper as coisas boas e transformá-las em maldição para o próprio homem. Exemplo: Deus permitiu que o homem tivesse acesso à energia nuclear. O inimigo corrompeu o coração do homem e o fez criar a bomba atômica. Deus permitiu que o homem criasse os meios de captura de imagem (imprensa, fotografia e posteriormente a televisão). Satanás corrompeu o coração do homem e fez a pornografia. O Pecado não está na televisão, na internet, ou no RPG em si, mas sim na maneira como utilizamos cada um deles. Cada um analise as escrituras, a sua consciência e tire suas próprias conclusões.

Que Deus abençoe a todos.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.