É pecado?

Olá Amigos do RPG Cristão. Faz tempo que não apareço por aqui, mas o blog ainda não morreu. Nestes últimos anos, muitas coisas aconteceram e tive que readequar minhas prioridades. Bom não preciso dizer que o RPG foi lá para o final da fila. Mas agora estou aqui e não prometo que vou continuar postando com regularidade, pois como já disse, minhas prioridades hoje são outras. E de certa forma isto tem a ver com o assunto da postagem de hoje. 
Calma, eu explico! 

Uma das perguntas que mais recebo nos comentários e até mesmo de pessoas que me conhecem pessoalmente é:
"Jogar o jogo X, Y ou Z é pecado?"
Bom não tenho como responder a todas estas perguntas, primeiro porque não conheço todos os jogos que me perguntam e não tenho tempo para pesquisar todos. Mas vou tentar explicar aqui como saber se é ou não pecado. Primeiro vamos definir pecado: Segundo o dicionário -
"pecado: substantivo masculino - 1.violação de um preceito religioso. - 2. p.ext. desobediência a qualquer norma ou preceito; falta, erro."
Se olharmos por essa definição, tudo aquilo que a Bíblia diz claramente que é pecado, é pecado.

Tá Alê, mas a Bíblia não fala nada sobre RPG e vídeo game. E aí?

Bom então vamos a uma definição mais ampla de pecado. A verdade é que o pecado, como definido nas traduções originais da Bíblia, vem dos termos:

"hatah" (hebraico) que significa errar o alvo, ou mudar de direção;
"éhamartia" (grego) sair da rota e
"pecare" (latim) cair fora do caminho.
Pecado: do original - éhamartia que significa errar o alvo
Agradecimento ao meu Amigo Alceu pela ilustração.
O alvo, direção, rota ou caminho, neste caso, é o padrão de perfeição estabelecido por Deus e vivido por Jesus. Avaliados neste contexto, é evidente que todos nós somos pecadores. O Apóstolo Paulo diz em Romanos 3:23:
"Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus".
Ou seja, tragicamente, o pecado em qualquer quantidade nos afasta de Deus, mas a Bíblia nos diz em Isaías 59:1-2:
"Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para que não possa ouvir mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."
Então de uma forma bem simplista, pecar é "errar o alvo, sair do caminho, desviar-se da rota" e falando "RPGisticamente", pecado é tirar 1 no dado. O apostolo Paulo nos diz que o nosso alvo é Jesus.

Sendo assim tudo o que nos afasta de Deus e nos faz afastar de Cristo é pecado. Seja o dinheiro, um jogo, um romance ou qualquer outra coisa.

Então só para fixar bem: Pecado é tudo aquilo que me afasta de Deus e de seu filho Jesus Cristo. E é aqui que está o grande ponto da questão. Se passo mais tempo do que deveria diante de um jogo seja ele qual for, e isto está me impedindo de ler a bíblia, de orar e prestar culto ao Senhor, e me relacionar com Deus e outras pessoas, então é pecado. Paulo nos diz:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma." 1 Coríntios 6:12
Eu creio que a maioria (repare que eu disse "a maioria" pois às vezes a dúvida é legítima) das pessoas que me perguntam se o jogo X, Y ou Z é pecado na verdade já sabem a resposta, mas perguntam na esperança de ouvir o famoso "não tem nada a ver", querem que alguém lhes dê autoridade para continuar jogando, afim de que possam se isentar da responsabilidade de continuar ou não no pecado.
Precisamos aprender a ouvir a voz do Espírito Santo de Deus, ele é o nosso "sentido de aranha" com relação ao pecado.

Uma dica: Se algo incomoda seu coração toda vez que você joga um determinado jogo e você de certa forma sente que há algo errado. Pode ser que Deus esteja lhe dizendo lá no fundo que aquilo não O agrada.

Muitas vezes vamos contra o que Paulo ensina e deixamos que algumas coisas nos dominem. É fácil saber se você está sendo dominado por um jogo e é hora de parar. Veja alguns sinais:
1 Você fica ansioso para jogar;
2 Se não puder jogar por algum motivo fica irritado;
3 Não consegue parar de jogar quando sabe que precisa;
4 Briga e agride se alguém lhe diz que está passando muito tempo diante do jogo;
5 Deixa de cumprir suas obrigações para continuar jogando;
6 Não ora mais;
7 Não lê mais a Bíblia;
8 Seu único assunto com os outros é o jogo;
9 Mesmo quando não está jogando, está pensando em como melhorar ou passar de fase no jogo;
10 Sente que não deveria jogar, mas continua jogando.
Bom se você se identificou com um ou mais destes sinais, é hora de parar com este jogo. Ore, reconheça diante de Deus que você está com problemas e peça para ele ajudá-lo. Veja o que o apostolo Paulo diz:
Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. Não ofereçam os membros dos seus corpos ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros dos seus corpos a ele, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da lei, mas debaixo da graça. E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma! Não sabem que, quando vocês se oferecem a alguém para lhe obedecer como escravos, tornam-se escravos daquele a quem obedecem: escravos do pecado que leva à morte, ou da obediência que leva à justiça? Romanos 6:12-16
Bem, eu não sei vocês, mas eu não quero ser escravo do pecado, jogo nenhum vale a minha salvação. Há um tempo atrás o Espirito Santo de Deus ministrou ao meu coração que eu estava gastando muito do meu tempo com RPG e me pediu para ficar um tempo sem mexer com isso, obedeci e fiquei cerca de 8 meses sem jogar, mestrar, ou escrever qualquer coisa referente a RPG. Foi muito bom este período, pude me dedicar à Deus, à minha família e perceber que o RPG não me domina. Eu sou livre para jogar ou não, independente do jogo. Mas tenho que manter sempre em mente a palavra do apostolo Paulo em 1 Coríntios 10:23:
Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.
Não é porque eu posso que vou fazer. Lembrem-se não joguem com sua salvação. Não vale a pena. Que Deus os oriente e que esta palavra possa atingir os objetivos para a qual foi escrita. Pois a Bíblia nos diz
"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Romanos 14:12
Lembrem-se: estejam atentos à voz de Deus, pense e reflita: O que Jesus acharia deste jogo? Será que ele jogaria comigo? se a resposta for não. Então afaste-se, é pecado.

Que Deus abençoe a todos.

Comentários

  1. Ei, você que leu todo esse texto: você NÃO chegou aqui por "ironia do destino" ou porque você saiu pesquisando aleatoriamente no "Google". Deus tá querendo um relacionamento íntimo contigo. Em nome de Jesus, que tudo que te atrapalhe de se relacionar com Ele seja derrotado em tua vida!

    😁👍

    Rapaz, será que um dia eu vou te conhecer pessoalmente?! GLÓRIAS A DEUS PELA TUA VIDA, Alê! ^^

    Daniel - Recife

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh Daniel, obrigado, quando eu passar ai por perto vou fazer questão de te avisar.
      E se você um dia passar aqui por Uberlândia (é, tô virando mineiro sô) avisa que a gente dá um jeito de se encontrar.
      Se não, a gente se vê no céu!
      Deus te abençoe.

      Excluir
  2. A paz do senhor Alê!
    Me lembro dessas palavras quando vc ainda estava ministrando os primeiros ensinamentos para seguir o Senhor Jesus nessa caminhada.
    Glória a Deus por sua vida. sem duvidas, uma palavra inspirada pelo Espírito

    "Toda palavra inspirada pelo Espírito serve para o ensino".

    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Brunão, glória a Deus pela sua vida também. Parece que não, mas aprendi muito com meu Padawan também e fico feliz de ver como você tem crescido na fé.
      Que Deus te abençoe.
      em tempo,viu de onde eu tirei o Barhatat?

      Excluir
  3. A Paz do Senhor Jesus, RPGista!

    Não sei se você se lembra de mim. Meu nome é Elton, e estive trabalhando em um sistema de RPG cristão há alguns anos atrás (de nome FAITH).

    Me bateu curiosidade de saber como está sua caminhada no RPG cristão... estou trabalhando em possibilidades de cenários e sistemas de RPG que envolvam temas cristãos. Quero saber se você tem interesse em participar de algo caso eu parta para oficializar algo por escrito para disponibilizar para o público.

    Forte abraço! Que a Paz do Senhor Jesus (o Cristo) seja constante e abundante sobre sua vida, hoje e para sempre!

    Elton
    Firarian@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elton, que bom ter notícias, lembro de vc sim, trocamos algumas ideias pelo Twitter e na garagem Rpg.
      Bom apesar do blog estar bem parado ultimamente, ainda não abandonei o projeto do RPG CRISTÃO, na verdade estou trabalhando bem lentamente em um cenário novo, mas também com base cristã.
      Lembro alguma coisa do FAITH, acho que cheguei a ler algumas partes que vc disponibilizou na época e me pareceu bem legal.
      Tenho tido pouco tempo para me dedicar ao RPG atualmente, estou trabalhando muito. Mas creio que podemos trocar algumas ideias sim.
      Fico feliz em saber que existe mais gente querendo fazer a diferença no meio Rpgistico.
      Que Deus abençoe e te de muitas ideias para este novo projeto. Se precisar de mim estou aqui para ajudar no que for possível.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. Só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.