RPG na EBD ou Role Play Game na Escola Bíblica Dominical

Olá amigos do RPG Cristão, faz tempo que não posto nada, mas estava preparando um material muito legal.
Na verdade estava montando uma aventura do tipo One Shot baseada na lição da Escola Bíblica Dominical que estou ministrando para os meus alunos, e esta semana finalmente consegui narrá-la.
A principio estava preocupado, não sabia qual seria a aceitação e como eles reagiriam, alguns deles já tinham ouvido falar de RPG mas nunca tinham jogado, mas minhas expectativas foram superadas. 
Percebi que os valores bíblicos transmitidos durante as aulas foram assimilados e alguns deles até colocados em prática durante a primeira parte da aventura. 
Começamos como toda aula, com  uma oração, depois expliquei rapidamente em que consistia jogo, somente o básico, cada um escolheu um dos personagens que eu já levei prontos e após tirar algumas dúvidas sobre as planilhas de personagens começamos a aventura. 
Utilizei o meu próprio sistema "Profecia-RPG" com algumas pequenas adaptações pois o sistema não foi desenhado para aventuras de fantasia medieval e para melhorar a fluidez do jogo fiz uma simplificação das regras, até porque o tempo era curto, eu tinha uma hora para explicar como funcionava e terminar o jogo. 
Como calculei mal o desenrolar da aventura, a conclusão ficou para a semana que vem (me aguardem galera da EBD, agora o caldo vai engrossar). Tirando isso tudo correu de acordo com o Planejado. E o RPG se mostrou uma excelente ferramenta para atrair o interesse dos adolescentes para a Escola Bíblica Dominical.
Resumindo foi uma experiência diferente e agradável, tanto para mim quanto para meus 5 alunos.
Pretendo postar aqui de forma romanceada um relato da aventura que será terminada na próxima semana.
Os próximos posts trarão a aventura dividida em capítulos para que não fiquem muito grandes. 
Espero que gostem.
Minha homenagem às valorosas Guerreiras e o  Sábio Clérigo do Deus Vivo da classe de adolescentes da Escola Bíblica Dominical ADBR Mandaqui.

Comentários

  1. Muito bom!

    Apesar de eu não ser professor de Escola Bíblica, também estou planejando em levar o RPG para os jovens da igreja como ferramenta de discipulado e evangelismo.

    Estou aos poucos desenvolvendo um sistema. Quando estiver pronto, eu te repasso.

    O seu Profecia RPG é bom, mas preciso de um sistema "cristão genérico".

    Que Deus te abençoe! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denis,
      Que legal, minha experiencia foi muito boa. E o próximo passo é adaptar algo para evangelismo. Talvez um evento na igreja.

      Sucesso no seu sistema (isso dá um trabalho lascado), se precisar de ajuda (dicas opniões) pode contar comigo. E quando estiver pronto terei o menor prazer em divulgar aqui no RPG Cristão.

      Na verdade já estou pensando em separar o sistema de regras do cenário de Profecia e torná-lo mais genérico. Mas isso ainda vai levar um tempo.

      O legal é que tem mais gente chegando para engrossar o caldo, tem projetos como o Faith do Firarian e o 7º Elemento do Alan.

      Creio que logo teremos muitas opções de RPGs cristãos.

      Que Deus abençoe.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. Só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.