Falha Crítica

Amigos RPGistas e irmãos em Cristo, venho neste post admitir um erro crítico de minha parte, (digamos que tirei 1 no D20 em um teste de posicionamento).
Calma, eu explico.
Na semana passada conversando por MSN com um leitor do RPG Cristão, acabei respondendo a duas perguntas de maneira não condizente com o posicionamento que Deus tem me levado a adotar desde o início deste blog, talvez por medo (de que?) ou simplesmente pensando no “IBOPE”.

O fato é que logo após encerrar a conversa, o SENHOR me cobrou pela falta de posicionamento frente às duas questões levantadas. Por isso sinto-me na obrigação de rever as respostas que dei ao leitor, que por razões óbvias não vou identificar, mas espero que ele leia este post.
Então vamos às questões:
1º Tem problema se usar poções e magias mesmo em um sistema próprio?
 Sim tem. Qualquer tipo de feitiçaria, bruxaria, magia, curandeirismo, xamanismo, adivinhações, necromância e afins, são abominações ao SENHOR e a prática ou envolvimento com qualquer coisa neste sentido, ainda que de brincadeira, é pecado.  A Bíblia faz inúmeras citações à feitiçaria, e em todas elas Deus condena aqueles que as praticam. 1º Samuel 15:23; 2º Reis 9:22; 2º Crônicas 33:6; Isaías 47: 9 e 12; Miquéias 5:12; Naum 3:4; Gálatas 5: 19 a 21; Apocalipse 9:21; 18:23; 21:8 e 22:15, principalmente os dois últimos. Se você crê em Cristo e segue a sua palavra mantenha-se afastado destas coisas para não dar legalidade a Satanás (desculpa aí cara, mas não quero receber a culpa de induzir alguém ao erro).
2º Você assistiria Harry Poter numa boa, ou evitaria?
Evitaria, apesar disto não ser tão difícil para mim, pois não gosto deste tipo de filme, mas não assisto, não permitiria que meus filhos assistissem e aconselho todo Cristão a não assistir.
O Problema é que este filme em especial, afeta principalmente crianças e adolescentes, que podem desenvolver um interesse por estes assuntos que prejudicaria seu desenvolvimento espiritual, podendo até levar a apostasia (abandono da fé em Cristo).
Mais uma vez peço desculpas pelo escorregão e espero com este post conseguir me recuperar desta falha critica e agradar ao Mestre dos Mestres, Jesus Cristo meu Senhor.
Que Deus abençoe a todos.

Comentários

  1. Olha eu aqui de novo Ale! Pelo que você já deve ter percebido, virei fã do teu blog e meus amigos também gostaram muito. Irmão, achei muito lindo o que você fez aqui, você não escondeu o que aconteceu e fez o correto: obteve transparência. E creio que ninguem se importou com o erro mas sim com a dignidade com que você lidou com ele. Como pastor eu posso dizer você realmente é um homem de Deus! Davi também errou e buscou concerto, você não é o primeiro e nem será o último. Você acaba de ganhar muitas almas para Jesus com essa atitudde! Deus te abençoe rica e abundantemente!

    ResponderExcluir
  2. poxa,cara,Alê,vc é 10!!que Deus te abençoe por sua humildade e sua bela decisão!!!! Te admiro!!^^

    ResponderExcluir
  3. @ Pastor Rogers - Obrigado, desde que comecei este projeto Deus tem ministrado muito ao meu coração. É muito importante sabermos ouvir a voz do Espirito Santo e nos mantermos firmes em nosso posicionamento como servos de Deus, é o que tenho tentado fazer aqui.
    @ Wesllei - E aí cara,Bem-vindo ao RPG Cristão, fiquei feliz com a sua participação.
    @ Todos - Que Deus nos abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, sério. Achei um pouco radical demais, a sua postura com relação ao RPG, pensei que somente pelo fato de você jogar RPG você tivesse sua mente mais "aberta". Isso quer dizer então que o sacerdote rogando a um deus qualquer uma proteção/benção/cura é pecado? Uma poção (entenda-se por poção um preparo a base de ervas com alguma propriedade medicinal) que salvaria a menina vítima de um veneno de cobra é pecado? Então quer dizer que todas aquelas mulheres que se preocupavam com a limpeza de seus corpos e suas casas, e saberem usar ervas medicinais (criadas supostamente por Deus) para curar doentes, todas essas mulheres que foram queimadas, receberam a devida punição, pois estavam praticando "feitiçaria"?

    ResponderExcluir
  5. @ Slash - Legal você ter comentado, este espaço é para isso mesmo.
    Quero esclarecer que comecei no RPG na chamada Geração Xerox com uma cópia em inglês do ADeD, depois também joguei Storyteller, GURPS, e Shadowrun entre outros. Já falei inúmeras vezes e volto a repetir o problema do RPG não é o Sistema de Regras ou o jogo em si, mas sim os temas abordados que podem levar as pessoas a se afastarem de Deus de uma forma irreversível.
    Com relação à sua colocação, talvez tenha sido mal interpretado, quando me referi às poções, estava me referindo especificamente às ditas "poções mágicas"(com finalidades mais obscuras do que uma simples cura), e isto não tem relação nenhuma com terapias e receitas medicinais ou estéticas como você escreveu em seu comentário.
    Já o fato de ser radical, talvez eu até seja mesmo radical, mas com a minha salvação eu não brinco. Não sei em que você acredita, também não sei se você leu outros posts do blog, mas minha posição neles é bem clara (principalmente as que tem a Tag "Alerta e Reflexão"). Não cometa o mesmo erro que muitas pessoas que falam mal do RPG cometeram: Condenar sem ter pleno conhecimento do assunto.
    Outra coisa, não estou aqui empurrando uma posição goela abaixo de ninguém. Se você não concorda com o que eu escrevo, é um direito seu e isto é uma questão entre você e Deus, o máximo que posso fazer é orar para que você tome a decisão certa.
    Que Deus o Abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Essa atitude de fato é importante. Reconhecer-se falho. Isso é humildade e dependência de Deus. Alê que Deus te abençoe em teus propósitos que visam a glória de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Oi Alê, a paz do Senhor, tudo bom?
    Eu tenho uma duvida sobre a questão "magia": Jogar em uma mesa de RPG entre não crentes onde há personagens usuários de magia é pecado? Exemplo: no D&D eu tenho um Ranger e meu amigo, não crente, tem um mago. Jogar com ele conta como tomar parte no pecado?
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Perguntinha difícil esta!! (rs)
      Olá Luis bem-vindo ao RPG Cristão.
      Bom como eu sempre falo (escrevo), o problema não é o RPG e sim os temas e assuntos abordados. Com relação à magia a bíblia é bem clara, mas como lidar com isso em jogos como D&D em que a magia é uma constante? (isso ainda vai gerar um novo post) Eu recomendo que tais jogos sejam evitados, por outro lado não posso afirmar categoricamente que seja ou não pecado (isso seria uma arbitrariedade minha). Na verdade existem coisas que podem ser muito mais comprometedoras, espiritualmente falando, do que ter ou não magia no jogo. Como por exemplo o alinhamento dos personagens e o rumo que a própria campanha está tomando.
      Meu conselho é ouça o que o Espirito Santo está falando ao seu coração. Se você se sente em paz para jogar amém, mas se algo lhe diz para parar, talvez seja bom ouvir.
      Siga o que o Apóstolo Paulo diz em 1 Cor 10:23
      "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
      Que Deus o abençoe.

      Excluir
    2. Luis Filipe Bomfásábado, 17 março, 2012

      Certo, pensarei mais sobre o assunto, obrigado e a paz do Senhor ^^

      Excluir
    3. É isso aí Luis, ore a Deus, peça a Sua orientação e reflita, com certeza ele vai te indicar a melhor resposta.
      Que Deus o Abençoe e te oriente.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário, mas mantenha o respeito. Só serão aceitos comentários identificados, assuma seu ponto de vista, identifique-se. Comentários com palavrões e ofensas serão excluídos, todos os demais (mesmo que discorde do ponto de vista apresentado) serão publicados e na medida do possível respondidos.

Direitos Autorais

Licença Creative Commons
O trabalho RPG Cristão e Profecia-RPG de Alexandre Lissoni foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.